sábado, 7 de novembro de 2015

"Homolattes"


"Homolattes"

Gilberto Felisberto Vasconcellos

Até Lenin na história do marxismo foi acusado de não escrever obra teórica, e sim panfleto, plaquete e propaganda. Lembrar que o livro Un Coup de Dés Jamais N’Abolira Le Hasard, de Stéphane Mallarmé, foi publicado em plaquete. Dezenas de plaquetes foram escritas pelo nosso Luís da Câmara Cascudo.

Na atual moldura burocrática da escrita é absolutamente necessário colocar, sem nenhuma ideia própria, notas ao calcanhar da página. A miséria universitária foi escarafunchada por Álvaro Vieira Pinho, Darcy Ribeiro, Nelson Wernek Sodré e Maurício Tragtemberg.

A universidade não pensa o País, não apresenta roteiro para superar o atraso e o subdesenvolvimento. Depois desses autores a situação piorou.

O jovem professor ingressa brochildo e desvitalizado na carreira dando por finda e anacrônica a incumbência de que a universidade deve refletir sobre o saber necessário. Não há nação, não há povo e muito menos universidade nacional. Assim prevalece o cinismo, o que vale é o empreguinho, o cargo, o salário do nada.

É repugnante verificar que os cursos de pós-graduação seguem a receita do Banco Mundial. Este indica os assuntos e os autores do triunfalismo capitalista.

Leia o texto completo na Loja Virtual de Caros Amigos

Reproduzido de Caros Amigos . 25 jul 2015

Edição 220

Nenhum comentário:

Postar um comentário