Biografia


Gilberto Felisberto Vasconcellos

Por Elaine Tavares

Gilberto Felisberto Vasconcellos nasceu em 1949 na pequena cidade de Santa Adélia, interior de São Paulo, uma lugar que só vingou por conta de que por lá passou o traçado da estrada de ferro. Por isso, talvez, esse guri, filho do médico sanitarista Zolachio e da professora Adelaide, não poderia ter outro olhar que não esse que lhe é peculiar: o olhar da santa loucura, essa loucura de mirar horizontes não vislumbrados pela maioria.

Precoce nas letras, estudioso contumaz, ele é escritor, professor, sociólogo e provocador. Se parece muito com a primavera, esse tempo da explosão da beleza, a explosão das cores, a explosão da vida. Assim é o Gilberto, uma explosão. Perto dele, nada fica em pé. Ele grita, gesticula, xinga, mas, se prestarmos bem atenção vamos perceber a profunda ternura que desagua nesse fervoroso amor pelas coisas do Brasil. Glauber, mandioca, Guerreiro Ramos, Major Quaresma, Bautista Vidal, Osvald de Andrade, Darcy, Brizola, Pagu, são alguns dos seu amores.

No dia em que eu o conheci ele gritava sobre alguma coisa ou alguém, bradando pelo sol.  O soooool. De cara, ele me estressou. Mas, bastou apenas um minuto a mais para que eu compreendesse que o seu grito era a maneira mais singela de chamar a atenção para as coisas desse imenso país.

Da sua obra, que é vasta e perturbadora, saltam o curupira, o saci, a xuxa, o Collor, o príncipe da moeda, o cabaré das crianças, a ruína do real, o poder dos trópicos, o Glauber, as receitas de fartura para o povo brasileiro, os trópicos, as verdades desconhecidas, o Brasil endividado, Getúlio Vargas, Leonel Brizola, Gunder Frank, o folclore, os cafundós. Parece que ele pode falar de tudo. E pode.

Sua especialidade é encontrar enguiços, nas ciências, no cinema, na literatura, no mundo. Ele encontra os enguiços e os aponta com um jeito todo seu. A obra de Gilberto Felisberto Vasconcellos é um mar generoso e piscoso. Um universo de brasilidades e de assombramentos.

Hoje, ele é professor na Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, de onde partem seus torpedos semanais para a Rádio Comunitária Campeche, e seus artigos profundos sobre a cultura e a vida brasileira.


Os livros seguem brotando, afiados, necessários, urgentes, tal qual ele mesmo. Um homem que movimenta as águas, que trepida o mundo e generosamente espalha sua genialidade.

6 comentários:

  1. Sou fã fã fã do Giba. Vamos ficar em contato. Como meu amigo Laerte Braga diz, esse é um louco santo. Abs do Lúcio Jr.

    ResponderExcluir
  2. É um pouco a descrição de meu pai Bautista Vidal, acho que quando eu o encontrar pessoalmente professor Gilberto, vou chorar...

    ResponderExcluir
  3. É um pouco a descrição de meu pai Bautista Vidal, acho que quando eu o encontrar pessoalmente professor Gilberto, vou chorar...

    ResponderExcluir
  4. Grande Brasileiro, homem de fibra e de sonhos. Por uma américa latina unida. Um abraco mestre

    ResponderExcluir
  5. Eis aí um intelectual propriamente dito, um intelectual popular; um verdadeiro conhecedor do povo brasiliano e da cultura popular brasiliana. Prezada Elaine, senti falta da menção ao grande e profundo estudioso da nossa cultura, Câmara Cascudo, de quem o Giba é entusiasta admirador e discípulo. Abraços de classe!

    ResponderExcluir
  6. Sou fã do Giba, a quem conhecia por algumas obras e conheci pessoalmente em BH e Floripa. Admiro-o muito. Um ímpar intérprete do Brazyl!

    ResponderExcluir